Cirurgia Ortognática - Avanço de maxila (osteotomia Le Fort I)
quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015
A cirurgia ortognática é o ramo da cirurgia buco-maxilo-facial que se preocupa com as correções das deformidades dento-faciais, sendo estes casos tratados por uma equipe multidisciplinar, coordenada pelo cirurgião buco-maxilo-facial e o ortodontista.
O tratamento, nestes casos, objetiva atender a cinco princípios básicos:
- harmonia facial;
- harmonia dentária;
- oclusão e postura funcional;
- saúde das estruturas orofaciais;
- estabilidade do procedimento.
Sendo assim, o avanço de maxila pela osteotomia Le Fort I é considerado um dos grandes avanços da cirurgia para correção das maloclusões de classe III esqueléticas de pacientes com características estruturais de deficiência maxilar (retrognátismo maxilar), obtendo-se resultados mais satisfatórios do ponto de vista estético e funcional.
A osteotomia Le Fort I é o procedimento de escolha para correção da maioria das deformidades maxilares e do terço médio da face. A estabilidade datécnica cirúrgica é considerada essencial para a previsibilidade e o sucesso no pós-operatório. A estabilidade da técnica depende de vários fatores: aproximação das paredes ósseas osteotomizadas, qualidade do osso, estabilidade da oclusão, função mastigatória e respiratória , uso de enxertos, presença de fendas palatinas e movimentação a ser realizada.




Varias osteotomias de maxila com fixação de placas e parafusos de titânio
Vista panorâmica de uma osteotomia de maxila Le Fort I com placas e parafusos de titânio

